sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Comlurb retira 555 toneladas de lixo do Alemão e da Vila Cruzeiro


Comlurb retira 555 toneladas de lixo do Alemão e da Vila Cruzeiro

Somente nesta sexta foram recolhidas 92 toneladas nas duas comunidades.
Chuva forte alagou acessos às favelas da região nesta madrugada.


Garis limpam ruas do alemão após chuvaA Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) retirou 555 toneladas de lixo do Conjunto de Favelas do Alemão e da Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio, entre terça-feira (30) e esta sexta-feira (3). Em nota oficial, a Comlurb informou que somente nesta sexta foram recolhidas 92 toneladas de lixos nas duas comunidades.



A quantidade de resíduos coletados diariamente nessas comunidades é, em média, de 50 toneladas no Alemão, e 28 toneladas, na Vila Cruzeiro. Após a enxurrada da noite de quinta-feira (3), garis amanheceram no Alemão fazendo a limpeza da favela. Com ruas alagadas, muito lixo desceu pelas ladeiras da comunidade.
Chuva alaga ruas do AlemãoDurante a chuva que atingiu o Rio de Janeiro na noite de quinta-feira (2), militares precisaram ajudar moradores a atravessar a rua no meio da água, na Rua Joaquim de Queiroz, um dos principais acessos ao Alemão, e muitos tiveram que esperar a chuva passar para conseguir voltar pra casa.
Para o Secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, com a ocupação, as galerias de drenagem da região poderão ser concluídas com mais facilidade e evitar futuros alagamentos como o de quinta na área.
“Essas galerias de drenagem que se revelaram tão polêmicas (por ter servido de rota de fuga para criminosos) estão revelando a sua importância. Retiramos o comércio, vamos ampliar esta rua e construir galerias com 2 km de extensão e com 1,2 m de diâmetro, recebendo a água que desce o morro, para evitar o acumulo como o de ontem. Mas as galerias grandes, em tempo secos, ficam vazias e podem ser objeto de rota de fuga, como pode ter acontecido aqui. O que precisa é vigiar para que isso não ocorra”, resumiu Bittar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário